segunda-feira, 5 de julho de 2010

RELATÓRIO DE TRABALHO DO GT DE ESTUDOS COMPARADOS DE LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO BIÊNIO JULHO 2008/JUNHO 2010

O presente relatório abrange o período de 01 de julho de 2008 a 30 de junho de 2010 e está baseado nas decisões tomadas pelo GT de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa durante o XXIII Encontro Nacional da ANPOLL, realizado em Goiânia-GO, no período de 02 a 04 de julho de 2008.
Os Coordenadores do GT para o biênio em questão foram o Prof. Dr. José Nicolau Gregorin Filho (USP) e a Profa. Dra. Marilúcia Mendes Ramos (UFG).
De acordo com os pontos discutidos pelos membros do GT no último Encontro, e levando-se também em conta a memória do GT ao longo de sua história, observou-se a necessidade de retomar o debate sobre os rumos das Pesquisas em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa desenvolvidas, atualmente, em diferentes Universidades do país, colocando em discussão a identidade e a diversidade dos aportes da produção acadêmica para a área.
Para tanto, do Plano de Trabalho elaborado em 2008, foram realizados:

I.No intuito de consolidar essa iniciativa, os membros do GT decidiram também pela realização de um encontro intermediário em 2009, que foi realizado durante o Congresso da Abraplip, na cidade de Salvador. Neste encontro, não foi possível a presença de todos os membros, mas o formato dos trabalhos do GT durante o Enanpoll foi retirado deste encontro intermediário, no qual a Vice-coordenadora Marilúcia Ramos conduziu as reuniões;
II.Verificou-se a intensificação da dinâmica de trabalho do GT e da participação de seus membros, bem como a projeção de uma maior visibilidade da área no cenário acadêmico brasileiro, por meio da criação de uma página do GT na internet, ainda em formato de Blog (http://gtdeestudoscomparadosanpoll.blogspot.com), contendo o histórico do GT e todas as iniciativas da atual coordenação para o biênio;
I.Dessa maior integração, haverá a possibilidade de promover a discussão das seguintes obras, durante o Enanpoll::
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Vira e Mexe nacionalismo - paradoxos do nacionalismo. São Paulo: Cia. das Letras, 2007.
MIGNOLO, Walter. "Os esplendores e as misérias da ciência: colonialidade, geopolítica do conhecimento e pluri-versatilidade epistémica". In: SANTOS, Boaventura de Souza (Org.) Conhecimento prudente para uma vida decente. São Paulo: Ed. Cortez, 2004.
SANTOS, Boaventura de Souza. "Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências" In: Conhecimento prudente para uma vida decente. São Paulo: Cortez, 2004
CARA, Salete de Almeida. "Modos de ler o mundo, modos de ler ficção: o autor como crítico". In: CHAVES, Rita e MACÊDO, Tânia. Marcas da diferença: as literaturas africanas de língua portuguesa. São Paulo: Alameda, 2006.
YOUNG, Robert J. C. Desejo Colonial: hibridismo em teoria, cultura e raça. São Paulo: Perspectiva, 2005.
II.Acredita-se que, do Plano de Trabalho elaborado em conjunto com os membros do GT para este biênio, a coordenação tenha realizado as atividades propostas, ressaltando-se a promoção constante de comunicação entre os membros do GT durante este tempo.

São Paulo e Goiânia, 29 de março de 2010.

Prof. Dr. José Nicolau Gregorin Filho (USP) Marilúcia Mendes Ramos (UFG)

Nenhum comentário: